Turista foi morto por engano na frente da namorada em praia do litoral de SP, afirma delegado
08/03/2025
(Foto: Reprodução) João Victor Brito Rosa, de 20 anos, morreu após ser baleado na Praia da Enseada, em Guarujá (SP). Dois homens já foram presos, mas o atirador segue foragido. João Victor Brito Rosa (à esq.), turista morto com tiro na cabeça na Praia da Enseada, em Guarujá, e suspeito fugindo após o crime (à dir.)
Polícia Civil e Reprodução
João Victor Brito Rosa, o jovem de 20 anos morto com um tiro na cabeça na frente da namorada em Guarujá, no litoral de São Paulo, foi executado por engano. Segundo o delegado titular da Delegacia de Homicídios de Santos, Thiago Nemi Bonametti, o verdadeiro alvo dos criminosos era o atual namorado da ex-companheira de Vagner Sebastião Barbosa, o mandante do crime. A namorada de João também foi confundida com a ex-companheira do mandante.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
João Victor e a namorada foram abordados por um homem armado, que anunciou um assalto em local próximo ao Canto do Tortuga, na Praia da Enseada, na manhã de 19 de dezembro. Conforme apurado pela TV Tribuna, afiliada da Globo, as vítimas eram turistas de Carapicuíba (SP) e passeariam na cidade da Baixada Santista.
Além do mandante, o motorista que dirigia o carro usado no crime foi preso. O atirador segue foragido, mas os três envolvidos foram indiciados por homicídio com as qualificadoras motivo torpe e emboscada.
A Polícia Civil havia descartado o crime de latrocínio, já que nenhum pertence foi levado, mas agora constatou que os criminosos confundiram João Victor. Segundo Bonametti, inclusive, o casal alvo da emboscada era de São Paulo e também estava na Baixada Santista.
"Eles acabaram atingindo João Victor porque era o único casal na praia naquela hora logo cedo, e tanto ele como a mulher que o acompanhava eram parecidos, e a ex-companheira do Vagner tem casa exatamente naquela praia", afirmou o delegado.
Bonametti destacou que estavam no carro o motorista e o mandante do crime, que já foram presos, e o atirador. O mandante não desceu para verificar a vítima, o que levou ao engano. "Ele fica no carro o tempo todo e os outros dois não conheciam o alvo verdadeiro", explicou.
Prisões
Suspeitos de participarem de execução foram presos e indiciados por homicídio
Polícia Civil
Eliaquim Ferreira do Nascimento, de 28 anos, foi preso no dia 20 de janeiro deste ano suspeito de participar da execução de João Victor. Segundo o delegado Bonametti, era ele quem dirigia o carro usado no crime. A prisão ocorreu no bairro República, em São Paulo.
Já no início de fevereiro, Vagner Sebastião Barbosa, de 43 anos, o suspeito de ser mandante da execução, foi detido ao sair da casa de uma ex-companheira em local próximo ao Capão Redondo, na capital.
O homem tinha um food truck onde vendia lanches, sendo que um deles era chamado de 'matador', o que despertou a atenção da polícia.
Fuga do suspeito
Vídeo mostra fuga do suspeito de matar turista com tiro na cabeça na frente da namorada
Um vídeo mostra a fuga do suspeito de matar o turista de 20 anos. Nas imagens, obtidas pelo g1, é possível ver o homem correndo e entrando em um carro preto após o crime (assista acima).
O vídeo mostra o carro parado em uma rua. O condutor do veículo passou a manobrá-lo a partir da aproximação do suspeito de matar a vítima. Ele entrou no automóvel, que arrancou em fuga.
A morte de João Victor foi atestada no local pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros.
Imagem mostra suspeito de matar turista com tiro na cabeça na frente da namorada, em Guarujá (SP), fugindo
Reprodução
O caso
Conforme informado pela PM à época, a namorada de João Victor contou que eles foram abordados pelo suspeito na faixa de areia. Em seguida, o homem teria atirado duas vezes na cabeça da vítima. O local foi isolado e a perícia foi requisitada.
Homem morreu após ser baleado na praia da Enseada, em Guarujá, SP
Yasmin Braga/TV Tribuna
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos